A evolução fez com que as aves, assim como as outras classes do reino animal se adaptassem aos seus hábitos alimentares. Cada tipo de ave possui o bico ideal e necessário para auxiliar na sua alimentação. Apesar de diferentes tamanhos e formatos, todos possuem uma estrutura óssea com uma camada de queratina. Neste post vamos descrever alguns dos tipos de bicos e para que servem.

Aves Filtradoras: Flamingos e patos

Aves como os flamingos e patos retiram partículas sólidas de um meio líquido, através da técnica de filtragem. Essas aves apresentam no bico uma espécie de peneira, na qual é formada por uma borda serrilhada, capaz de separar o alimento e eliminar a água. Se alimentam introduzindo o bico ou a cabeça na água ou na lama e realizam a sucção, de modo que a água entre pela parte frontal e saia pela parte lateral do bico. Neste processo as partículas sólidas retidas são engolidas.

Necrófagos: Urubus

Os urubus se alimentam basicamente de carcaças de animais mortos e outros materiais orgânicos em decomposição. Possui bico em forma de gancho, que é adaptado para rasgar a carne. Pressiona o alimento com as garras e usa o bico para cortar e remover a carne.

Granívoros: Coleirinhos, bico-de-lacre

Pequenas aves mas com bicos potentes e habilidosos. O bico dos granívoros tem a força necessária para quebrar sementes duras e a habilidade para separar a casca da parte nutritiva da qual se alimentam.

Insetívoros

Geralmente apresentam bico pequeno, porém forte e eficiente. Os papa-moscas como são conhecidos, fazem verdadeiros malabarismos no ar para capturar suas presas. Voam de um poleiro para o outro, e durante o voo capturam e voltam para repousar e comer a presa.

Nectarívoros: Beija-flores

O bico comprido dos beija-flores é capaz de sugar o néctar das mais profundas flores e assim se alimentar. A língua que é mais comprida que o próprio bico, ajuda nessa função, bombeando o líquido para a garganta. 

Rapinantes: Gaviões

Com bicos fortes e potentes, os gaviões e águias se alimentam de carne, como pequenos mamíferos, répteis e até mesmo aves.

Pescadores (lança): Garças

As garças possuem bico longos e afiados, no qual utiliza para espetar peixes escorregadios que desviam sob a água. Aves com esse tipo de bico ficam à espreita da presa e os capturam com um golpe certeiro. O bico afiado entra como uma lança na água atingindo em cheio e sem dar chance a presa de escapar.

Frugívoros: Tucanos e Araçaris

Com bicos grandes e chamativos, os tucanos e araçaris arrancam frutos com a ponta do bico e atiram diretamente na goela. Mas não só de frutos essas aves se alimentam. Odiados por muitos, os tucanos utilizam seus bicos também para destruir ninhos de outras aves e comer seus filhotes.

Referências: www.wikiaves.com