Você imagina um bichinho que pesa menos de 100 g voando de 30 a 40 mil quilômetros por ano? Então, o maçarico-acanelado (Calidris subruficollis) faz isso.
Entre os meses de outubro e março, ele pode ser visto na Argentina, no Uruguai e no Brasil. A Ilha da Torotama e o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, no Rio Grande do Sul, possuem as maiores concentrações da espécie no Brasil. Nossa equipe do Programa Aves Limícolas atua na região fazendo censo e promovendo a conservação dos campos utilizados por esse pequeno maçarico.
Conhecido por ter essas escamas marrons nas asas, ele é facilmente reconhecível e se alimenta de minhocas, larvas, sementes e insetos aquáticos.
O maçarico-acanelado vive em pequenos bandos e viaja todos os anos até a região do Ártico para se reproduzir.
Em parceria com diversas instituições, o Programa Aves Limícolas atua no mapeamento da rota migratória dessa ave para estabelecer medidas de conservação adequadas e avaliar o uso de habitat nas áreas de invernada e ao longo da Rota Central nas Américas.
Quer apreciar esse bichinho sempre perto de você? Dá uma olhada na nova camiseta lançada pela Yes Bird em parceria com a SAVE Brasil.
Quer conhecer mais sobre o Projeto Aves Limícolas?
Confira em http://savebrasil.org.br/projeto-limicolas