No dia 1º de março comemora-se o Dia do Turismo Ecológico ou Ecoturismo, como também é conhecido.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente “Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações. ” Ou seja, o ecoturismo é uma atividade de contato com a natureza, na qual busca não somente o bem estar de quem a pratica, mas também preservar e desenvolver maneiras de criar uma cultura de conservação. O ecoturismo ainda tem o diferencial de fornecer informações e curiosidades relacionados com a natureza, além de costumes e a história local, de maneira que eduque e integre ainda mais os visitantes com a região. É considerado hoje uma tendência entre os segmentos turísticos, tanto nacional como internacionalmente.
O Brasil é um dos países com maior biodiversidade devido a riqueza de seus biomas, atraindo uma grande quantidade de pessoas que desejam praticar alguma atividade ligada à natureza. Dentre as possibilidades está a observação da fauna e flora, visitação à cavernas, caminhadas, trilhas, safaris fotográficos, mergulho, etc. O segmento traz inúmeros benefícios para diversos setores. Do lado econômico existe a geração de empregos, a valorização imobiliária e a criação de oportunidades de mercado, além disso, do ponto de vista social, o ecoturismo possibilita a melhoria da infraestrutura do local, tanto viária como sanitária, além de multiplicação de conhecimento.
Em termos ambientais, aumentam os investimentos em conservação e recuperação do meio ambiente, além de uma maior conscientização da população que vive no local em relação a preservação do meio ambiente. Praticar alguma atividade de ecoturismo é para muitos uma maneira de fugir da rotina estressante do dia-a-dia e se conectar com a natureza.
Desfrute você também!
Viva o Turismo Ecológico!