O dia 26 de julho foi escolhido para comemorar o Dia mundial de proteção aos Manguezais. O dia foi criado como forma de conscientizar e alertar para a importância da preservação desse rico e importante ecossistema.

Os manguezais são definidos como ecossistema de transição do meio marinho para o terrestre, onde a vida é controlada pelo ritmo das marés. Em algum período, espécies que servem de alimento para o homem, como peixes, crustáceos e moluscos irão passar pelo mangue para se reproduzir.

Além disso, muitas aves passam pelos manguezais para se alimentar e também encontram neste ambiente um local perfeito para reprodução, como é o caso do Guará (Eudocimus ruber).

A alimentação da espécie é baseada principalmente em pequenos caranguejos. Sua coloração tem forte relação com sua dieta, sendo responsável pela sua plumagem vermelha intensa. Já a reprodução é feita em colônias. Os ninhos são feitos no alto das árvores à beira dos mangues e lamaçais litorâneos.

De acordo com o ICMBio, o Brasil é o segundo país em extensão de mangues, com aproximadamente 14.000 Km2 ao longo da sua costa. Além da sua importância para a fauna, os mangues ajudam a amenizar o efeito estufa e ainda são barreiras naturais contra a erosão.

Referências:

www.wikiaves.com

ICMBio