O Inverno é a estação mais fria do ano, não só para nós humanos, mas também para os animais. Nós dispomos de cobertores, roupas quentinhas, aquecedores e demais outros acessórios e modos de nos aquecermos. Já os animais não possuem estes luxos para sua proteção. Além do mais, durante o Inverno à medida que as temperaturas baixam os alimentos vão se tornando escassos para muitos animais, dentre eles as aves.

Uma das fontes básicas de alimentação das aves são as plantas e estas têm sua quantidade reduzida no inverno, assim como os insetos e pequenos roedores que também servem de alimento, porém no frio se abrigam embaixo do solo para se proteger. É necessário então buscar maneiras de encontrar alimento e uma das estratégias utilizada pelas aves é a migração. Através dela as aves podem continuar a se alimentar normalmente e, portanto, manter-se ativos, já que ganham mais energia migrando do que poderiam encontrar sem fazer a jornada. Durante muito tempo a migração das aves foi um mistério e originou diversas teorias, algumas delas seriam até possíveis, mas outras bem duvidosas e bizarras. Uma das mais possíveis era que as aves se escondiam para hibernar como outros animais, outras mirabolantes, como a transformação das aves em ratos ou que as mesmas voassem em direção à Lua.

Mas foi somente no século XIX que as migrações foram totalmente aceitas, apesar de já terem sido sugeridas por alguns autores anteriormente. Foi devido a um acidente que a teoria foi comprovada. No dia 21 de maio de 1822, um caçador abateu com um tiro uma cegonha na Alemanha que acabara de voltar de sua invernada. Após abate-la o caçador espantou-se ao ver uma flecha de origem africana espetada no pescoço da ave. Como a flecha não atingiu nenhum órgão vital, permitiu que a cegonha  voasse desde a África até à Europa.

A migração é uma estratégia que permite as aves se deslocarem para lugares mais quentes em busca de alimento e proteção, as vezes viajando por milhares que quilômetros de distância. Próximo a Primavera retornam para seu local de origem para então começarem o período de reprodução.