Em tempos de quarentena, quando passarinhar não é possível, o que podemos fazer em casa?
Vai aí algumas dicas:
- Observe as aves da sua janela ou quintal: você vai perceber que diariamente passam muitas espécies desapercebidas, que com a correria acabamos não observando.
- Separar e organizar as fotos esquecidas no HD: tem muito birder que acaba deixando de lado a organização das fotos. Quando chega de uma passarinhada acaba escolhendo apenas as melhores para postar no Wikiaves e Ebird, e deixando as outras de lado, sem organizar. Muitas inclusive repetidas, e que poderiam ser apagadas, mas ao contrário, ficam lá ocupando espaço.
- Organizar as gravações de cantos das aves: muitos observadores gravam os cantos das aves durante as passarinhadas, seja no celular ou gravador. Assim como as fotos, os sons também acabam ficando esquecidos, sem mesmo serem baixados para o computador. Esta é a hora para baixar, editar, postar e organizar as vocalizações.
- Organizar suas listas : Quem aí não tem cadernetas e mais cadernetas cheias de listas anotadas sem lançar no Ebird? Esse é um excelente momento para organizar e lançar os dados na plataforma. Quanto mais dados, mais você estará auxiliando os cientistas com a chamada ciência cidadã, já que essas informações sobre os locais de observação, espécies e quantidades observadas servem como ferramenta de pesquisa para os cientistas e ajudam nos planos de conservação das espécies.
- Limpeza dos equipamentos de campo: Essa também é uma tarefa importante na rotina de um observador. Pode não parecer, mas durante uma passarinhada os equipamentos sempre acabam acumulando sujeira, seja poeira, terra e até maresia quando a passarinhada é em área litorânea. Por isso é importante ao se retornar de uma passarinhada efetuar a limpeza, seja da câmera, celular, binoculo, flash, playback, lanterna, etc. O local de armazenamento dos equipamentos também é um ponto importante. De preferência não ficar exposto à poeira e também não é aconselhável que se guarde em local muito úmido, pois pode acabar mofando e até criando fungos nas lentes, o que poderá causar um prejuízo grande. Esse é um excelente momento para dar um trato nos equipamentos!
Além dessas dicas, o observador também pode organizar os seus livros de aves, além de buscar mais informações sobre a prática e as espécies, seja em sites ou livros.
Para quem gosta de filmes e documentários, também poderá encontrar materiais ligados ao birdwatching. Dentre eles está o filme “The Big Year ” (O grande ano). O filme segue a vida de três homens em diferentes fases da vida, ambos com o mesmo o objetivo: vencer o ‘Grande Ano’, uma competição de Observação de Pássaros.
Já na plataforma Netflix você poderá assistir o documentário “Birders” (Passarinheiros) , no qual mostra observadores de pássaros em ambos os lados da fronteira dos EUA e México, e como as aves migrantes viajam de um lado para o outro a cada ano.
Agorá é só colocar as dicas em prática, vamos lá!?