Durante a primavera é comum encontrar filhotes fora do ninho, já que é nesta época em que as aves estão se reproduzindo. Os ninhos muitas vezes acabam sendo atingidos por uma chuva ou vento, e é aí que o filhote acaba caindo, ou ainda, ao tentar o seu primeiro voo. Mas e se encontramos uma ave caída, o que fazer?
O primeiro passo é protege-lo de possíveis predadores, afastando cães e gatos, para então se aproximar. Se a situação acontecer próximo do anoitecer deve-se protege-lo de outros animais, como ratos e gambás. Para isso, aconselha-se colocar o passarinho numa caixinha, para que esteja protegido durante a noite e então pela manhã colocá-lo no mesmo lugar que foi encontrado. A orientação mais importante dada pelos especialistas, é não interferir no desenvolvimento do filhote, ou seja, não manuseá-lo, pois você poderá machucá-lo, além do mais, só o fato de tocar a ave pode fazer com que os pais parem de alimentá-lo.
Mas diante desta situação o melhor mesmo a se fazer é tentar devolver a ave para o ninho. Em caso de não encontrar o ninho, recomenda-se avaliar se o local onde foi encontrada é seguro, e então deixa-la ali mesmo, e aguardar os pais virem alimentá-lo. Lembrando que essa observação deve ser feita de longe, ou ao contrário, os pais podem não se aproximar.
Mas e quando o local não for seguro?
Se você não souber onde está o ninho, pegue uma caixinha e coloque um pano no fundo, e encha a caixinha de papel e espere pela chegada dos pais. A alimentação feita pelos pais é primordial para o crescimento e desenvolvimento do filhote e interferir pode prejudica-lo, já que cada espécie apresenta particularidades na sua dieta. Além disso, o filhote encontrado pode estar desidratado ou com hipotermia, e se um humano alimentá-lo poderá atrasar a sua recuperação.