Vamos falar neste post um pouco sobre esta atividade que é conhecida como Corujada entre os Observadores de Aves e consiste em observar aves noturnas, como Corujas, Bacuraus e Urutaus. Aves noturnas sempre nos despertam curiosidade, em especial as corujas, que são misteriosas e geralmente são mais ouvidas do que vistas.
Observá-las nem sempre é fácil, já que a maioria vive em florestas e são de hábitos noturnos. O horário mais adequado para observá-las é nas três primeiras horas após o anoitecer e antes do amanhecer, já que estão mais ativas caçando e cantando.
O melhor período para vê-las é na época de reprodução. Por serem territoriais defendem seus ninhos e filhotes de intrusos e invasores, sendo assim mais ativas. O clima também influencia no seu comportamento. Noites frias, com muito vento e chuva não são boas para observá-las. O clima ideal são noites quentes e claras.
A seguir separamos algumas dicas de segurança e equipamentos que auxiliam durante a prática de observação de aves noturnas:
Equipamentos
Usar roupas escuras de cor verde, marrom ou camuflada;
Lanterna com pilhas reservas;
Câmera fotográfica de preferência com flash externo;
Gravador de áudio;
Aparelho de som portátil e vocalizações salvas das corujas (para a realização de playback).
Segurança
Usar calçados confortáveis e fechados, de preferência botas de cano alto ou perneiras, já que auxiliam na prevenção contra picadas de cobras, aranhas ou carrapatos;
Avise algum familiar ou conhecido onde está indo, no caso de acontecer algo;
Leve celular com bateria carregada;
Use camiseta manga longa ou casaco, que servirá tanto para proteção contra insetos e também em caso de sentir frio, já que a floresta mesmo no verão costuma ser mais fria;
Quando visitar áreas particulares, peça autorização prévia aos proprietários;
Usar repelente é fundamental, ele auxilia na proteção contra mosquitos e até carrapatos.
Você pode encontrar mais informações sobre o assunto no site http://www.avesderapinabrasil.com
O site é bem legal para quem curte aves de rapina!