Trata-se de um movimento iniciado em 2017 com o Observa Joinville, que seguiu em 2018 com o 1º Observa BC (Balneário Camboriú) e 2º Observa Joinville, cujo intuito foi reunir pesquisadores, admiradores e observadores de aves e também escolher Ave Símbolo das respectivas cidades.

Diante da demanda surgiu à necessidade de organizar o Observa Santa Catarina ao verificar o crescimento pelas atividades relacionadas à observação de aves e o impressionante potencial que o estado catarinense apresenta.

No Observa SC além de reunir setores da educação, meio ambiente e turismo para chamar a atenção sobre o potencial que Santa Catarina possui em relação à observação de aves, como nova modalidade de turismo no Brasil, o evento buscará reunir pesquisadores, admiradores e observadores de aves com palestras e oficinas relacionadas ao tema, como também retomar a discussão sobre a escolha democrática da Ave Símbolo para o estado de Santa Catarina.

Local: Atracadouro Barra Sul, Balneário Camboriú/SC

Data: 29 e 30 de junho de 2019

Objetivo Geral

Fomentar a prática de observação de Aves no estado de Santa Catarina como modalidade de turismo e utilizá-la como instrumento de educação ambiental.

Objetivo específico:

– Demonstrar o crescimento da observação de aves a nível mundial como modalidade de turismo.
– Destacar o potencial do Brasil, em especial o estado de Santa Catarina para a observação de aves.
– Exemplificar as diversas potencialidades que os municípios catarinenses reservam para a observação de aves em seus diferentes biomas.
– Divulgar trabalhos de educação ambiental desenvolvidos no estado relacionados ao tema.
– Iniciar o processo de escolha da Ave Símbolo para o estado de Santa Catarina.
– Provocar a formação de uma associação dos Observadores de Aves no estado.
– Apresentar caso de sucesso na exploração da observação de aves no Brasil.
– Valorizar o profissional que guia as atividades em campo para observação de aves.
– Homenagear personalidades que incentivam a prática de observação de aves no Brasil.
– Trazer estudos acadêmicos sobre o tráfico da avifauna latino americana.
– Explanar os danos causados pelo descarte incorreto do lixo.

PROGRAMAÇÃO OBSERVA SC

29/JUNHO/2019 – SÁBADO

8h – Saída Observação Aves Oceânicas, Barco Pirata.
8h – 9h30min – Credenciamento para todos
12h – Retorno da Saída Observação Aves Oceânicas.
12h – 13h30min– INTERVALO
13h30min – Palestra – Observação de Aves no contexto mundial e Discussão sobre a eleição para a escolha da Ave Símbolo de Santa Catarina – Cristiano Voitina, biólogo e pesquisador, Projeto Aves Catarinenses. 14h30min – Palestra – CEMAVE e o monitoramento das aves limícolas migratórias no Brasil/ 2019 – Danielle Paludo, Oceanógrafa, Analista Ambiental no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Aves Silvestres, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversiade – CEMAVE/ICMBio. 15h30min – Palestra – Associação Observadores de Aves Argentina – COA, Esteban Argerich, fotógrafo de aves no tempo livre. 16h15min – Palestra – Dicas para fotografar Aves, Esteban Argerich, fotógrafo de aves no tempo livre, Argentina. 17h30min – Encerramento.

30/JUNHO/2019 – DOMINGO

9h – Palestra – Ações do Programa de combate ao tráfico ilegal de fauna silvestre, Maria Jimena Grisolia, Psicóloga, mestre em Conservação da Biodiversidade, Fundação de Historia Natural Felix de Azara, Argentina. 10h – Palestra – Histórias do comércio ilegal de aves: um caso sobre trafico de ovos, Leandra Formentão, Bióloga, Mestra, Doutoranda em Biotecnologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. 11h – Palestra – Sustentabilidade na observação de aves, Lívia Garcia Prado, Mestra em Ciência de Alimentos, UNICAMP e Embaixadora Lixo Zero pelo Instituto Lixo Zero Brasil.
12h – 14h – INTERVALO
14h – Projeto Ararinha Azul, Camile Lugarini, Analista Ambiental no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Aves Silvestres, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversiade -Cemave/ICMbio. 15h – Palestra: Observação de Aves e sua saúde mental, psicólogo clínico Antoani Werner Morelli, CRP 12-16602, Centro Universitário Avantis. 16h – Apresentação do Case: Gavião de Penacho, Duco e Maicon, Eldorado/SP 16h45min –- Homenagem ao Sr. Luiz Ribenboim, pelo incentivo na formação de guia para conservação de aves. 17h – Encerramento.
OBS. Programação Sujeita a complementação. Durante o evento teremos a participação da Polícia Ambiental; Loja Yes Bird, Exposição de artistas catarinenses e de trabalhos de Educação Ambiental envolvendo o tema.