A Observação de Aves ou Birdwatching como é conhecida, consiste em uma atividade de lazer onde se observa as aves livres na natureza, seja com auxílio de binóculo ou câmera fotográfica. Originária da Inglaterra, a prática surgiu no século XVIII e naquela época somente os pesquisadores e naturalistas é que se aventuravam nas expedições para coletar informações sobre as aves. Com o passar dos anos o número de adeptos foi aumentando, estimando-se que existam hoje cerca de 80 milhões de observadores no mundo.

A atividade garante um aprendizado constante, de forma que quanto mais espécies um observador aprende a identificar, mais habilidoso e com um senso de percepção apurado ele ficará para novas observações. Assim, sempre há a possibilidade de observação de espécies ainda não conhecidas, raras ou de beleza única, tornando a atividade extremamente dinâmica e recompensadora. Além disso, o turismo de observação de aves constitui uma fonte sustentável de renda para a comunidade local onde a atividade é praticada. 

Através dela podemos ampliar nossos conhecimentos pessoais, além de conhecer mais o meio ambiente e participar de maneira mais ativa e direta de sua proteção. Além do mais, o observador passa a desenvolver um papel importantíssimo na preservação e conservação das espécies, já que estes registros, tanto sonoros como fotográficos passam a fazer parte de um banco de dados científico, ajudando pesquisadores do mundo todo. Toda pessoa pode se tornar um observador de aves, independentemente de suas limitações. Basta ter interesse, dedicação e paciência que os resultados logo aparecerão e se mostrarão através de lindas cores, formas e cantos.

Dessa maneira, observar passa de uma simples atividade para se tornar uma verdadeira terapia. Possibilita um contato direto com a natureza beneficiando o corpo e a mente. Além disso, o observador passa a ter a visão e audição mais aguçadas, melhorando também a concentração e a memória.

Quais equipamentos são necessários para praticar a Observação de Aves?

Os materiais necessários são simples, basta um bom binóculo (preferencialmente 8 x 40 ou 10 x 40 – aumento entre 8 e 10 vezes e diâmetro das lentes em torno de 40 mm) ou uma câmera fotográfica digital com zoom.

Para ajudar na identificação das espécies pode-se utilizar guias de campo, onde é possível encontrar a espécie ilustrada e informações como nome cientifico, locais de distribuição, alimentação e hábitos. Outra opção é o site Wikiaves, que é um portal de conteúdo interativo, direcionado à comunidade brasileira de observadores de aves, com o objetivo de apoiar, divulgar e promover a atividade de observação de aves e a ciência cidadã, fornecendo gratuitamente ferramentas avançadas para controle de registros fotográficos e sonoros, textos, identificação de espécies, comunicação entre observadores, entre outras.